quinta-feira, 30 de abril de 2009

E neste fim de semana



Vou recarregar baterias. Estou exausta.



E não preciso sair de Portugal, para ter paisagens destas.

Pormenores - O sorriso

Foi o sorriso dela que lhe chamou a atenção. Não era exuberante, nem feliz. Era confiante e de vitória, mas não lhe iluminava o rosto, não lhe chegava aos olhos.

Tomás perguntou-se o que faria aquela mulher solitária na falésia?!

Sentado na sua kawasaki ninja e protegendo o seu olhar, indiscreto, com o capacete escuro, viu-a sair do carro e fechar os olhos no instante em que o vento a ajudava a soltar os longos cabelos dourados.

Não era uma mulher de arraso, nem propriamente daquelas que, normalmente, o fariam olhar para trás à sua passagem. Mas algo nela o fez caminhar para mais perto do abismo, só para poder memorizar aquele rosto de pele leitosa e olhos de mel.

Recriminou-se por não ter consigo a sua máquina fotográfica... Tudo o que queria era conseguir eternizar aquela imagem que o desconcertara.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Chaminés



Em Portalegre, restauraram-se as escolas primárias, mas os símbolos mantiveram-me. As chaminés com os seus cata-vento particulares.



As cores que sempre as caracterizaram: o branco e o amarelo.

Eu e...

As malas: as vulgas malas de senhora e as de viagem.

No que diz respeito às primeiras (as malas de senhora) não sou fanática. Gosto de usar malas práticas, não muito grandes, mas também não podem ser microscópicas, porque eu tenho coisas que não podem falhar: a carteira das moedas, a carteira normal (onde transporto cartões multibanco, cartões de identificação, papeis de compras...), chaves (de casa [variam consoante vou ou não de fim de semana à "terrinha"], escritório e carro), telemóveis, documentos do carro, baton do cieiro, pastilhas de menta, um pacote de lenços de papel, auriculares, caixa com os óculos de sol e a caixa com os óculos de ver, juntamente com a caixinha com o liquido das lentes (não vá acontecer algum percalço).

E vocês? O que levam nas vossas malas?

Por sua vez, as malas de viagem: eu devo ser das raras mulheres que não levam horas nem se stressam a fazer a mala para um fim de semana de apenas dois ou três dias. Sou rápida, uma muda de roupa, além da que levo vestida e chega. Não me stresso com os adereços, com os sapatos, com as malas. Sou só eu?! Sou demasiado prática?! Até a minha mãe fica a olhar para mim porque em 10 minutos tenho a mala pronta.

A minha justificação: já são cinco anos a fazer malas, fim de semana sim, fim de semana não; quando não é fim de semana sim... fim de semana sim... fim de semana sim...

terça-feira, 28 de abril de 2009

Coisas de que não gosto...

A falta de educação das pessoas, e neste caso em particular, aleada à falta de cavalheirismo por parte do senhor com quem me cruzei no elevador.
Aviso - Post escrito ainda muito a quente... melhor, completamente a ferver de indignação!!!
Imaginem o seguinte: Estão dentro do elevador, descontraidamente a comer o vosso Twix (passo a publicidade, e não não tenho comissão), no piso saem dois senhores que desciam convosco e surge à porta uma jovem. O que fazem?
a) Carregam no botão para que a porta do elevador não feche?
b) Ou deixam-se estar tal e qual estavam e não fazem nada?
Pois, eu manteria as portas do elevador abertas, quer fosse jovem, velho, assim assim, criança, homem ou mulher. Serei uma ave rara?!
Bolas que o senhor se vira para mim, ainda eu não tinha chegado junto à porta:
- Olhe que este vai descer! - Notem que eu estava no penultimo piso, logo iria descer um piso e voltaria a subir.
- Não faz mal! - Digo eu e dirijo-me para o elevador.
O senhor (para não lhe chamar um nome pior que me vem à mente neste momento - já aqui disse que sou uma Lady?!) recosta-se no elevador e deixa que as portas se fechem mesmo quando vou a entrar.
Resultado: fico entalada nas portas. Doem-me os braços porque tive de fazer força para que abrissem (sim ele continuou encostado sem fazer nada). Logo eu que ADORO (ler em tom de ironia) andar de elevador.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

"Explicação"

Cada vez mais percebo porque é que deixei de escrever nos meus outros blogs:
1 - Porque a inspiração se desvaneceu, aos poucos;
2 - Porque o tempo era curto para me dedicar aos estudos e terminar a licenciatura (com uma média boa e fugindo aos recursos e orais);
3 - Porque tendo mais que um blog para escrever, as coisas não saem tão naturalmente, um sai sempre prejudicado em relação ao outro.

Principalmente, por esta última razão, hoje importei o meu blog de fotografia, "Momentos em Focus", aqui para o "Momentos do Dia". Quem quiser dar uma espreitadela nas minhas humildes fotos, esteja à vontade.

Gostava de voltar a escrever na minha história. Material onde me basear não me falta, falta-me o tempo para reler alguma coisa e ver se a inspiração vem. Não vou forçar, as coisas vão surgir aos poucos e naturalmente (se assim tiver de ser).

Projecto Lembra-me



Nota - Post'it escrito, pensado e fotografado no fim de semana passado.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tenham...

Um bom fim-de-semana...



Que eu vou ali ao Alto-Alentejo...



Receber os meus miminhos quinzenais...

Nota - Igual aqui.

Uma Pergunta...

Serei só eu que penso assim?

"Quem gosta e come chocolate branco, não aprecia, verdadeiramente, o bom chocolate... Não lhe dá o devido valor".

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nota...

Este post é escrito assim em letras pequeninas, porque é um segredo....

Eu sei que volto a ser Eu, quando o meu cérebro produz ideias à velocidade da luz...
Eu sei que volto a ser Eu, quando me rio com coisas que normalmente me irritam...
Eu sei que volto a ser Eu, quando me rio dos meus próprios disparates...
Eu sei que volto a ser Eu, quando o meu corpo transborda energia e não sei como a conter...
Eu sei que volto a ser Eu, quando quero fazer mil e uma coisas e não chego a fazer nem metade...
Eu sei que volto a ser Eu, quando planeio as tarefas para cumprir e consigo faze-las, não falhando uma...


Eu sei que volto a ser Eu... Quando o meu sorriso me chega aos olhos e eles brilham como há uns meses não acontecia...
Eu sei que volto a ser Eu... Quando dou por mim a cantar e a dançar dentro do carro (no meio do trânsito infernal de uma manhã em Lisboa) ou no escritório enquanto trabalho...

O dia estava lindo...





Mas eu vi as coisas a preto e Branco.

Uma Pergunta...

Porque é que as pessoas comem a sopa depois do "segundo"?

Acho que é uma "tradição" alfacinha, mas não tenho a certeza.

Para mim a sopa serve para "forrar" o estômago e ajudar a que se coma menos quantidade no resto da refeição.

Alguém me pode elucidar?!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ser Jurista

Se há coisa que me tira do sério é que meio país pense que é jurista e que possa redigir contratos e mandar bitaites sobre estas questões.

Bolas!!! Anda uma pessoa a estudar tantos anos (3 anos de licenciatura e quase a completar 2 anos de estágio [meio ano à espera de abertura do estágio, meio ano de estágio teórico e sete meses de estágio prático]), ou seja, no meu caso 5 anos, para depois nos virem pedir minutas e dizerem que fazem eles?!

Por amor de Deus!!!! Eu sei que isto é o pão nosso de cada dia, mas eu não vou ao médico pedir um diagnóstico e dizer que me auto-medico ou que faço o tratamento xpto em casa!

A minha reacção foi de conter a fúria que crescia dentro de mim e dizer que iria tentar ver o que arranjava, mas que não prometia nada.

Sabem que mais?! Só me apetece dizer asneiras ....

Adenda - Acham que me dei ao trabalho de pensar em redigir algum contrato?! Nem pensar... enquanto almoçava apareceu uma lampadazinha ao lado do meu cérebro (estão a ver?) e heis que me lembrei de digitalizar uma minuta daqueles livros que nos elucidam, mas que não fazem tudo. E pronto. Seguiu por mail.

Só me apetece mandar uma tacadazinha, mas eu sou uma lady e não vou demonstrar que estou mesmo muito chateada...

terça-feira, 21 de abril de 2009

Coisas de que (não) gosto...

Se há algo que me deixa triste, stressada e irritada é estar SOZINHA! E acho que é isso que o destino me está a tentar ensinar, nesta nova fase da minha vida: tenho de aprender a estar SOZINHA, a fazer as coisas de que gosto SOZINHA...

Mas bolas... Custa!!!!

Eu ponho-me a pensar: enquanto estudei em Mirandela, não conheci quase nada do que estava à volta da cidade, primeiro porque não tinha carro e depois quando o tive, porque não me apetecia ir SOZINHA!! Agora vivo em Lisboa, mas trabalho na linha de Cascais: "Sou mesmo burra... tanta coisa gira para ver, fotografar, conhecer e não vou a lado nenhum." - Porquê? perguntam vocês.

Simples: Porque não me apetece ir SOZINHA!!!

"Eu até ia ao cinema, ver o "Louca por compras", só porque me apetece dar umas boas gargalhadas... Mas... e vou SOZINHA?!"

Imaginem o típico anjinho e diabinho, cada um em seu ombro:
Anjinho: - Vai, faz-te bem, divertes-te, distrais-te, ris-te e pode ser que encontres aquela camisola para o dia dos dois casamentos! (sim leram bem... dois casamentos, dia 23 de Maio... Vai ser giro vai!!!)
Diabinho: - SOZINHA?! Nem pensar... vai para casa, enrosca-te no sofá a ver um filme qualquer na televisão, fica na net a ver blogs ou a arranjar fotografias...
Anjinho: - Para isso vais mas é estudar que tens exame em Julho e já devias ter estudado mais alguma coisa, do que aquelas míseras linhas.
Diabinho: - Para ficares a estudar, vais ao cinema, mas SOZINHA?!?!

Preciso, urgentemente, de ultrapassar este preconceito/dificuldade de estar SOZINHA.

Mas... SOZINHA!?!

Agora que

começam as semanas académicas, sinto um aperto no peito e a saudade bate à porta.



Vai fazer dois anos que queimei as fitas... Tenho amigas que não as vejo desde a minha última época de exames, Junho de 2007.

Sinto tanto a falta delas!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Confrontações

Ela percorre o caminho sem direcção definida. O telemóvel continua a tocar, mas ignora-o numa tentativa de manter a calma e controlar-se.
Sai da autoestrada e entra numa nacional que não conhece, mas que acompanha a linha do mar.

Pára junto de uns penhascos e desliga o carro, enquanto encosta a cabeça ao volante. Sente-se exausta e deprimida. Mas quando o toque do telemóvel volta a irromper o silêncio ela sussurra:

- Não. Ela não voltará a incomodar-me. CHEGA!!!

Agarra no telemóvel e demonstrando calma e tranquilidade na voz, algo que foi treinando no exercício da sua profissão, atende:

- O que queres Madalena?
- Saber como estás?! - Sussurra uma voz adocicada do outro lado da "linha".
- Estou óptima! Mesmo depois de me teres tentado tirar trabalho, consigo sorrir e ganhar batalhas.
- Oh Rita!! Nunca foi minha intenção deixar-te assim... Só queria ajudar-te.
- Ah... Ainda por cima admites que tudo não passou de mais um dos teus esquemas...
- Eu não disse nada disso. - Grita Madalena

- Não percas a pose, não vale a pena. Não comigo. Só quero dizer-te mais uma coisa, aproveitando o teu telefonema, quero os dois milhões de euros, depositados na conta da minha cliente na próxima terça-feira. Nem mais um dia!
- Como?
- Sim, é como ouviste. Cheguei a acordo com o teu cliente. - Rita esboça um sorriso

domingo, 19 de abril de 2009

Coisas de que (não) gosto...

Hoje, enquanto jantava, ocorreu-me que se tenho uma rúbrica dedicada às coisas de que gosto, porque não criar uma às coisas que não gosto?!

Pois bem, e lembrei-me disto porquê?

Porque não gosto do sabor do leite. Agonia-me mesmo. Mas espantem-se, eu bebo leite. Tenho os meus truques, mas consigo bebe-lo e não é pouco.

Truques:
1 - Leite magro.
2 - Ou deito café, ou como bolachas ou bolinhos para cortar o sabor...
3 - Também marcham aqueles pacotinhos de leite com chocolate, mas depende das marcas, porque ou o chocolate é mau e eu não consigo bebe-lo, ou tem pouco chocolate e sinto o sabor do leite na mesma, ou tem chocolate a mais.

sábado, 18 de abril de 2009

Paixões



Ontem, brinquei, fotografando, um dos meus elefantes. Comecei a fazer uma pequena colecção. Tenho poucos, mas são uma das minhas paixões.

Hoje vi um programa no National Geografic sobre os Elefantes da Tailândia.

E quando souberem a história, por de trás desta paixão...

Os momentos do meu dia

Descobri o que acalma a minha coelha!!! Música... ou mais especificamente a Rádio Comercial.

Depois de um dia fartinha de a ouvir a roer as grades da gaiola, eis que ao ouvir o programa "O meu blog dava um programa de rádio", esta semana com o alto patrocínio do "Cheirinho a Éter", não é que a bicha sossegou?!

Quer dizer, leva uma pessoa o dia a estudar, mesmo com o dia de chuva que se fez sentir a vontade não era muita, e ela naquela chinfrineira (acho que inventei uma palavra) e bastou um click para ela acalmar?! UMA hora?!

UMA hora inteira em que esteve placidamente deitada na sua gaiola sem uma único barulhinho?!

Acabado o programa, fecho a janela da rádio e voltamos ao mesmo!!!! Amanhã vou testar de novo, só para tirar as teimas.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A história da minha vida (uma parte)

A semana passada a Ana C. lançou um desafio aos seus leitores: que contássemos a nossa história de amor. Eu já tive algumas histórias de amor, mas com o aproximar do dia de hoje lembrei-me de alterar um bocadinho o desafio e decidi contar uma parte da história da minha vida.

Como alguns dos meus leitores já sabem, este não é o meu primeiro blog. Foi aqui que descrevi o que se passou naquela altura. Muitas vezes com a cabeça quente e com o coração apertado pelo medo e pela angustia.

Foi há quatro anos. Fui operada a um quisto no ovário direito.

Tinha 19 anos. Acabada de entrar na faculdade, numa cidade a 334 km de distância, decidi que teria de fazer um check up antes de ir para Mirandela.

Decido ir à minha primeira consulta de ginecologia. Os atrasos na menstruação, as dores horríveis e as hemorragias não me deixavam confortável ao ir para tão longe, pois chegava mesmo a não conseguir levantar-me sozinha da cama.

Decidi ir sozinha. Depois da primeira consulta a médica marca-me uma ecografia, à qual fui novamente sozinha, pois achava que era um procedimento normal. Mal começo o exame o médico pede à assistente que chame a médica para ver algo no ecrã.

A médica entra na sala e começa a fazer uma pressão enorme sobre a minha barriga, causando-me dores insuportáveis, de tal modo que não consegui suster as lágrimas.

“Tem tamanho cirúrgico, chamem a T. (minha mãe). Ela que venha já!”

Não houve um único olhar na minha direcção, um único gesto, uma única pergunta. Diagnosticou-me cancro no ovário. O mundo desabou sobre nós. Era a segunda vez que teria de ser operada.

Tal como contei aqui, não me contentei com o diagnóstico dela, pesquisei na net e exigi aos meus pais ouvir outras opiniões. Tomei a pílula durante quatro meses, ininterruptamente. No dia 2 de Março de 2005, foi-me diagnosticada Endometriose.

Fui operada no dia 15 de Abril de 2005, no hospital Cuf Descobertas em Lisboa. Fui operada usando a técnica da Laparoscopia, uma cirurgia, efectuada através de quatro incisões na barriga. Esta cirurgia permite retirar o quisto e eliminar, através de laser, vaporização de alta frequência ou bisturi eléctrico, todos e quais quer potenciais focos da doença.

Foi-me retirado um quisto de 8cm, não originado pela Endometriose. As únicas marcas que ficam da cirurgia são as pequenas incisões que foram feitas. As dores acalmaram, as cólicas, a forte hemorragia.

Continuo a tomar a pílula por prevenção. Faço a revisão anual e até agora está tudo normal. Passaram-se quatro anos.

O meu objectivo com este post não é fazer-me de coitadinha, é alertar as mulheres, as jovens e as suas famílias para não aceitarem automaticamente a primeira opinião que vos é dada.

Actualmente só falo com a médica que me diagnosticou cancro, quando estritamente necessário e por motivos profissionais. Os meus pais respeitam a minha decisão, mas ainda tentam que eu a “perdoe”, coisa que não sou capaz. Se não me tivesse insurgido quanto aquilo que ela me disse, teria uma cicatriz enorme na barriga e não apenas três furos que mal se notam.

Tenho imensos comentários nos posts linkados. Conheço mulheres que conseguiram engravidar e que hoje têm os seus filhos, porque ao lerem os posts, que eu fiz na altura, pediram segundas opiniões e conseguiram superar a doença.

Sinto-me feliz por poder ajudar os outros. É esse o meu objectivo.

Fotografia





Para mim a fotografia não é apenas algo que me tem despertado o interesse. Não é apenas um hobbie. Para mim as fotografias que tiro servem para quando me sinto mais triste, poder esboçar um sorriso e aquecer o coração, ao recordar os bons momentos que passei.

Fotografia para mim é igual aos momentos que absorvo com o foco da minha maquina, tornando-os eternos.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Adenda

Ao post anterior.. Não estou chateada com ninguém, muito menos com o meu pai.

Estou preocupada com uma situação que descobrimos ontem, enquanto conversávamos. Por acaso tropeçámos em algo que não esperávamos.

Agora... Respira-se fundo. Tenta-se conter as lágrimas. Força-se um sorriso, que não chega aos olhos.

O tempo vai ajudar. Há que seguir em frente.

Apetece-me



Ter acesso a essas torres. Sentar-me lá. Sozinha.

Eu... O sol... O silêncio.

Não está uma foto espectacular, mas representa um cantinho da minha cidade, escondido aos olhos de muitos, mas que sempre fez parte do meu imaginário infantil de princesas e actualmente de paz e tranquilidade.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Quebra de barreiras

Há dias em que não consigo manter-me forte. O estômago embrulha-se, o corpo treme, as mãos suam, a voz e o olhar deixam de ser firmes e convictos, mostro as minhas fraquezas. As lágrimas inundam-me os olhos e não as consigo controlar. Choro. À frente de quem não quero.

Há dias em que não consigo ser forte e a insegurança toma conta de mim. Sinto-me um nada. O meu cérebro contradiz o coração. Tento manter-me calma.

Aquele olhar, aquela voz, aquela conversa... O meu pai consegue acalmar-me, mesmo não sabendo o que se passa comigo, nem sonhando. A conversa segue em tom de confidências, de desabafo.

Agora, sentada na cama, as lágrimas rolam-me novamente pelo rosto. Além da preocupação que me surgiu ao fim da tarde, surgiu outra no meio de uma conversa entre pai e filha que aos poucos têm derrubado barreiras e se têm tornado amigos... Confidentes...

Apetece-me mandar todo este esforço à fava. Apetece-me desistir. Faço falta lá. Ele diz-me para não me preocupar, mas eu não consigo.

Estou sem forças. Exausta. Sinto-me só.

A vida é feita de momentos. Se há duas semanas senti alguma felicidade, hoje... Sinto o mundo sobre mim.

Coisas de que gosto...



Com o frio que se fez sentir, soube tão bem sentar junto à lareira a conversar, a rir, a brincar, a jogar... Pena o tempo passar a voar por nós.

domingo, 12 de abril de 2009

A Força Natureza



Foi no dia 6 de Abril de 2005, após uma trovoada imensa deparámo-nos com algumas árvores assim. Um raio caiu bem lá no centro.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Equilibrio


Pormenores

Depois de uma semana infernal, ela sente-se como se tivesse trabalhado durante um mês. Ao fechar a “tampa” do portátil, encosta-se à cadeira e tenta relaxar.

- Acabou! – Foi o primeiro e único pensamento que o seu cérebro conseguiu processar.

Com o rosto a ser banhado pelo sol, deixa que os músculos relaxem e que a sua mente se liberte. Tenta lembrar-se de pequenos pormenores do seu quotidiano, mas constata que tem vazios que não consegue preencher.Não se recorda de ir a casa, de falar com os amigos e a família, não se recorda qual foi a última refeição que tomou.

Suspira. Agarra na mala e no portátil, mas a pasta do trabalho fica no mesmo sitio onde a colocara quando chegara da conservatória. Tinha sido difícil conseguir levar a bom porto um divórcio “amigável”, só para evitar a barra do tribunal. A sua cliente precisa dela para tudo, telefonava-lhe até para decidir qual a cor do verniz que há-de aplicar nas unhas.

Ao sentar-se atrás do volante, um ténue sorriso desenha-se-lhe nos lábios. Enquanto conduz, em pleno estado de dormência e descontracção, sente todo o stress e fadiga a libertar o seu corpo.

Trauteia o último sucesso de Rita Guerra “Pormenores sem a mínima importância”, mas o toque do telemóvel apanha-a desprevenida.

O coração dispara, as mãos suam, o corpo é percorrido por arrepios e suores frios…

- Atendo?! Ou não atendo?! – O dilema consome-a e o cérebro processa dados a 1000 à hora.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Reflexos



Eu - para não dizerem que só mostro os meus pulsos e outras coisas que tal :P

Dedicatória - Luminoso