segunda-feira, 16 de março de 2009

Imaginar

O velho bichinho da imaginação tem batido à porta, e hoje deixei-o entrar:

Para quem sempre viveu no campo, rodeada de serras e planícies; pinheiros e sobreiros; searas e flores silvestres, a proposta de emprego junto ao mar parecia um sonho.
Quando era pequena, e o sono não chegava, deixava o pensamento voar até imagens que lhe tinham sido mostradas por livros, fotografias ou pela televisão.

Uma coisa que sempre a havia fascinado era o mar. A sua força, grandiosidade, beleza... a imensidão de espécies que alberga...
Fora contratada para preservar um velho farol construído numa falésia, na costa alentejana. Ao aceitar a proposta sabia que a solidão seria a sua companheira, por isso levou consigo os seus bens mais preciosos: os livros, o computador e a máquina fotográfica.

Aos poucos encontrou a sua rotina e cada vez mais foi apreciando a vida solitária de um faroleiro. Os anos foram passando e ela sorria com o passar das estações do ano. Levava a caneca de café aos lábios e, enquanto observava o feixe de luz iluminar, intermitentemente, o mar recordava:

- As noites de primavera onde o mar se tornava tranquilo. Onde os dias se tornavam maiores. Onde as cores ganhavam vida.

- As noites de verão onde o mar era invadido por barcos repletos de turistas. Onde muitos curiosos se aproximavam da casa, só para desvendar o mistério da vista da torre. A chegada das marés vivas que revelavam a força e imponência da natureza.

- As noites de outono onde o mar deixava de ser azul e passava a um esverdeado esmeralda, em contraste com o cinzento do céu.

- As noites de inverno onde as vagas se tornavam altas e raivosas, onde o mar se transformava num animal enfurecido.

Ao logo do tempo as fotografias captadas serviam de diário, pois, muitas vezes, os sentimentos são mais bonitos quando se revelam em imagens e não em palavras.


(Farol de uma praia em aveiro - Agosto 2007)

1 comentário:

coisalinda disse...

É a praia da Barra!!! É sim!!! Fica em Ilhavo a meia hora de minha casa que fica a norte de Aveiro!!! Fica sim!!!

(/me eufórica por Aveiro estar na foto!!!)

Não foste brincar para as rochas que estão ao pé do farol? É tão giro estar lá sentada a apanhar com a brisa do mar :) pronto agora fiquei com saudades do mar!!!

Gostei do texto, fazes bem em ficar a imaginar é giro e eu gosto de te ver assim!!! Gosto, gosto!!!

***** doces! :D